
Porquê um serviço de
Atendimento e Apoio Social Personalizado na Freguesia de Santa Joana?
Perante o conhecimento de contextos sócio económicos desfavoráveis, a Junta de Freguesia continua o seu trabalho em prol de amenizar os desequilíbrios sociais existentes nesta comunidade.
Dada a sua importância, a Junta de Freguesia manteve a sua atenção no surgimento de novos agentes de intervenção social, tendo em consideração a extinção do programa RLIS - Rede Local de Intervenção Social, e que deixou "um vazio" no acompanhamento regular das famílias mais vulneráveis existentes na freguesia.
Neste sentido, e de modo a debater as dificuldades enunciadas e, de igualmente, manter legítimos os apoios que regularmente atribuiu através do seu Fundo de Apoio Social, FAS, a Junta de Freguesia de Santa Joana criou o projeto AASP - Atendimento de Apoio Social Personalizado, sendo que este projeto social da autarquia tem como principais premissas:
- Atendimento, presencial ou telefónico, às pessoas que solicitem o apoio de serviço social;
- Apoio Social aos cidadãos que recorram a este serviço, encaminhando-as, se necessário, para as entidades competentes;
- Articulação com as diversas entidades, sociais ou não, atinentes para a boa resolução dos casos que nos chegam;
Os interessados nas mais valias enunciadas neste projeto, e que vigorará pelo menos durante um ano, deverão sinalizar a sua situação social, através dos contactos da freguesia de Santa Joana. "
VICTOR MARQUES - Presidente da Freguesia de Santa Joana